VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURAS?
Por Daiane Paula Dlugokenski
A rotação de culturas consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola, ou seja, plantar uma sequência de diferentes tipos de plantas no mesmo local ao longo do tempo. As espécies escolhidas têm, ao mesmo tempo, propósito comercial da safra e de recuperação do solo.
Quando a rotação de culturas é planejada, uma planta complementa a outra, sem permitir que o solo se desgaste mais do que o necessário. O segredo está em equilibrar as culturas para que uma prepare o solo para a outra.
A rotação de culturas traz inúmeros benefícios, entre eles:
➢ Um solo mais saudável, equilibrado e fértil;
➢ Protege o solo dos agentes climáticos e repõe a matéria orgânica;
➢ Controle da aparição de inúmeras pragas, doenças e daninhas;
➢ Aumenta a qualidade e a produtividade das safras;
➢ Uma renda variada para a propriedade;
➢ Estruturação e descompactação do solo.
Considerando que a grande safra ocorre no verão, o solo precisa estar adubado e com a saúde em dia para a melhoria da produtividade. As culturas de inverno podem ampliar a eficiência e o equilíbrio, contribuindo para a
cobertura do solo, controle da erosão e ciclagem de nutrientes. Sendo assim, o inverno é a estação ideal para essa diversificação.
Por fim, o principal objetivo da rotatividade é alternar espécies vegetais em uma mesma área agrícola, melhorando as características físicas, químicas e biológicas do solo, além de proteger da ação dos agentes climáticos, assim, evitando sua exaustão.